A Visão Panorâmica E Em Alta Definição do Local de Pouso do Perseverance Em Marte

O rover Perseverance da NASA deu a sua primeira olhada de alta definição ao redor do seu novo lar na Cratera Jezero em Marte, no dia 21 de fevereiro de 2021, depois de rotacionar o seu mastro, ou a sua “cabeça” em 360 graus, permitindo assim com que o seu instrumento, Mastcam-Z fizesse a sua primeira imagem panorâmica depois de ter pousado com sucesso em Marte, no dia 18 de fevereiro de 2021. Essa foi de fato a segunda imagem panorâmica feita pelo rover, já que as suas Navigation Cameras, ou Navcams, também localizadas no mastro registraram uma visão em 360 graus mostrando o local do pouso no dia 20 de fevereiro de 2021.

A Mastcam-Z é um sistema de câmeras duplo, equipado com uma função de zoom, que permite que as câmeras possam aproximar um determinado alvo, focar, e então fazer um vídeo de alta definição, bem como imagens panorâmicas coloridas e em 3D da superfície marciana. Com essa capacidade, o rover pode fornecer para os pesquisadores imagens detalhadas tanto de objetos próximos como de alvos mais distantes.

As câmeras ajudarão os cientistas a terem acesso à história geológica e às condições atmosféricas da Cratera Jezero e poderá ajusar na identificação de rochas e sedimentos que podem depois serem analisados com os outros instrumentos do rover. As câmeras também irão ajudar a equipe da missão a determinar quais rochas o rover deve realizar a coleta de amostras que serão guardadas para uma futura missão de retorno de amostras para a Terra.

A nova imagem panorâmica foi feita integrando 142 imagens, e revela o anel da cratera e o desfiladeiro do delta do antigo rio que desembocou ali na Jezero. A camera foi capaz de revelar detalhes de 3 a 5 milímetros em alvos localizados próximos ao rover e de 2 a 3 metros para os alvos mais distantes, nos taludes localizados no horizonte.

A imagem detalhada mostra a superfície marciana parecida com as outras imagens capturadas pelas outras missões de rovers da NASA.

Jim Bell, o principal pesquisador do instrumento da Escola de Exploração Espacial e Terrestre da Universidade do Estado do Arizona disse que nós estamos no lugar privilegiado, um Sweet spot, como dizem, onde é possível ver diferentes feições que são parecidas em muitas maneiras com as feições encontradas pelos rovers Spirit, Opportunity e Curiosity em seus locais de pouso. A ASU opera o instrumento Mastcam-Z do rover Perseverance, trabalhando em colaboração com o Malin Space Science Systems em San Diego.

O design da Mastcam-Z é uma evolução do instrumento Mastcam do rover Curiosity, que tinha duas câmeras de distância focal fixa ao invés de duas câmeras com zoom. As duas câmeras no Mastcam-Z do Perseverance são montadas  no mastro do rover, o que é equivalente à linha dos olhos de uma pessoa com 2 metros de altura. As duas cameras estão separadas por 24.1 centímetros o que fornece uma visão estereográfica além de poder produzir imagens coloridas com uma qualidade similar àquela disponível em câmeras digitais HD, que encontramos aqui na Terra.

Eu já fiz um vídeo só sobre a Mastcam-Z, vou deixar ele aqui para vocês e também transmiti a conferência de imprensa onde a imagem foi apresentada e todos os detalhes foram explicados.

Fonte:

https://mars.nasa.gov/news/8873/nasas-perseverance-rover-gives-high-definition-panoramic-view-of-landing-site/

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.