A Visão Detalhada Da Coroa Solar Durante Um Eclipse Total

Somente na escuridão de um eclipse total do Sol, é que a luz da coroa do Sol é visível. Normalmente sobreposta pelo brilho do disco solar, a expansiva coroa, a atmosfera mais externa do Sol, é uma bela visão. Mas os detalhes sutis e as extremas variações de brilho da coroa, embora discerníveis ao olho humano são difíceis de serem fotografadas. A imagem acima, usa múltiplas fotos da coroa solar feitas durante o eclipse total do Sol de Agosto de 2008, observado na Mongólia. Claramente visível nessa imagem estão as intrigantes camadas e as brilhantes cáusticas de uma mistura de gás quente e campos magnéticos em constante modificação. Brilhantes loopings de proeminência aparecem na coloração rosa logo acima do limbo solar. No dia 21 de Agosto de 2017 acontecerá o tão esperado eclipse total do Sol que cruzará o EUA de costa a costa, e uma das grandes expectativas é como a coroa aparecerá durante o eclipse, vamos aguardar as imagens, resta uma semana.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap170813.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.