A Via Láctea Ilumina Piton de l’Eau

Algumas vezes, se você espera por muito tempo por uma noite limpa e sem Lua (no final entenderão essa colocação), o brilho intenso das estrelas e da nossa galáxia podem te recompensar. Uma dessas ocasiões aconteceu no começo do mês de Junho de 2012 em Piton de l’Eau na Ilha Reunião. Em primeiro plano, na imagem acima, envolto por árvores e arbustos, pode-se ver uma água preenchendo uma cratera vulcânica e que de modo sereno reflete a luz das estrelas. Nma inspeção cuidadosa perto do centro da imagem pode-se observar o Piton des Neiges, o pico mais alto da ilha, situado a alguns quilômetros de distância. Em segundo plano, bem acima do lago, pode-se ver o brilho de centenas de estrelas, muitas delas localizadas num raio de 100 anos-luz de distância da Terra, ou seja, na nossa vizinhança espacial. Mais distante, e desenhando um belo arco sobre a paisagem, está a faixa central de estrelas da Via Láctea, brilhando com a luz de milhões de estrelas normalmente localizadas a milhares de anos-luz de distância. O fotografo que fez essa imagem disse que esperou por quase dois anos (agora vocês entenderam a colocação inicial) para que pudesse ter as condições perfeitas, um céu sem nuvens e sem Lua para fazer a bela imagem acima.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120625.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.