fbpx

A Via Láctea Fotografada Entre Nova York e Londres

EOS-II-02514erid_merga950


observatory_150105As brilhantes estrelas de Sagittarius e a parte central da nossa Via Láctea localizam-se na janela e logo acima da asa de Boeing 747 nessa imagem astronômica feita durante uma viagem. A cena estratosférica foi registrada no início do mês de junho durante um voo entre Nova York e Londres a cerca de 11000 metros acima do Oceano Atlântico. Claro que o céu estava claro e escuro nessa altitude, condições ditas ideais para a realização de imagens astronômicas. Mas claro que fazer uma imagem dessa foi um desafio já que o avião estava viajando a quase 1000 quilômetros por hora e o passageiro só tinha a sua janela para fazer a imagem. Mais de 90 exposições de 30 segundos ou menos de exposição foram tentadas com uma lente rápida e um ajuste sensível na câmera, usando um pequeno e flexível tripé e um cobertor para bloquear as reflexões do interior da aeronave. No final, uma imagem com 10 segundos de exposição resultou nessa bela foto colorida de um belo exemplo da astronomia sendo realizada a bordo de uma aeronave.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140614.html


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.