A Última Imagem da Câmera de Navegação da Rosetta Antes do Impacto

comet_from_17-4_km_navcam

A famosa Navigation Camera da sonda Rosetta, capturou cinco imagens, as suas últimas imagens, antes da manobra de colisão realizada no final da noite do dia 29 de Setembro de 2016.

Essas imagens foram analisadas pela equipe de dinâmica de voo da Rosetta para confirmar que a sonda está no curso certo para colidir com o seu alvo na região de Ma’at, do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, daqui a pouco.

A última imagem enviada pela sonda foi feita às 21:59, hora de Brasília, e enviada para a Terra horas depois. Essa imagem foi feita a uma distância de 17.4 km do núcleo do cometa e cerca de 15.4 km da superfície do mesmo, e a escala da imagem é de 1.5 m/pixel e mede 1.5 km de diâmetro.

As cinco imagens foram usadas pela equipe de voo da Rosetta para atualizar a hora do pouso da sonda no cometa. O tempo revisado para o impacto é as 07:38:32, hora de Brasília, com uma incerteza de 2 minutos para mais ou para menos. Devido ao fato do sinal hoje levar cerca de 40 minutos para viajar do cometa até a Terra, a confirmação de que a missão da sonda Rosetta chegou ao fim acontecerá às 08:18 hora de Brasília, do dia 30 de Setembro de 2016.

Assim que todas as imagens forem publicadas colocarei aqui no blog para vocês.

A live do canal Space Today, acontece a partir das 7 horas da manhã. Espero todos lá!!!

ros_cam1_20160930t005910-fits_-1

Fonte:

http://blogs.esa.int/rosetta/2016/09/30/rosettas-last-navcam-image/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.