A Topografia da Região Polar Norte de Mercúrio

MLA_topography_print_labels

observatory_150105Essa imagem da topografia da região polar norte de Mercúrio, complementa a imagem publicada anteriormente aqui no blog: https://spacetoday.com.br/imagens/mosaico-orbital-do-polo-norte-de-mercurio-e-apresentado-em-workshop-nos-eua/. Ambas as imagens foram usadas durante o The Challenge of Discovery Educator Workshop, que aconteceu durante o último fim de semana. Os participantes do workshop aprenderam mais sobre as recentes evidências encontradas pela sonda MESSENGER sobre o gelo de água perto dos polos de Mercúrio através de uma atividade que explorou os diferentes conjuntos de dados adquiridos da região polar norte do planeta. Na imagem acima, pode-se ver as trilhas do MLA através da superfície que estão coloridas de acordo com a altura da superfície com relação a uma esfera de referência com raio de 2440 quilômetros.

A sonda MESSENGER é a primeira a orbitar o planeta Mercúrio, e os sete instrumentos científicos a bordo da sonda e a investigação científica realizada por meio de rádio, estão revelando a história e a evolução do planeta mais interno do Sistema Solar. Durante os primeiros dois anos de sua operação orbital a sonda MESSENGER adquiriu mais de 150000 imagens e muitos outros conjuntos de dados. A sonda MESSENGER é capaz de continuar suas operações orbitais até o início de 2015.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1135

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.