fbpx

A Terra Vista do Espaço: Os Lagos Clearwater no Canadá

Clearwater_Lakes_Canada_node_full_image

observatory_150105Essa imagem do Landsat de 9 de Setembro de 2010 mostra os Lagos Clearwater na província de Quebec no Canadá.

Localizados a leste da Baía de Hudson, o que parece ser dois lagos separados é na verdade um único corpo de água que preenche duas depressões. As depressões foram criadas por dois impactos de meteoritos, que os cientistas acreditam tenham atingido a Terra simultaneamente a 290 milhões de anos atrás.

O maior dos dois é o do noroeste com aproximadamente 36 km de diâmetro e tem um anel de ilhas no centro. O menor tem aproximadamente 26 km de diâmetro. Uma corrente de ilhas separa as duas crateras preenchidas por água.

O nome Lagos Clearwater é dado devido à claridade da água.

O terreno ao redor é pontuado com lagos menores e com rios. A topografia dessa área é conhecida como Escudo Canadense, foi formada por imensos lençóis de gelo e por geleiras da última era glacial que cobriu a área a 15000 anos atrás.

O Thematic Mapper no Landsat-5 é gerenciado em conjunto pela NASA e pelo USGS. A ESA suporta a série Landsat como Third Party Mission, significa que ela usa sua infraestrutura em terra e sua especialidade para adquirir, processar e distribuir os dados do Landsat aos usuários.

Fonte:

http://www.esa.int/Our_Activities/Observing_the_Earth/Earth_from_Space_Clearwater

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo