fbpx

A Terra Vista do Espaço: As Ilhas Caribenhas


Cuba, um país caribenho é mostrado na imagem acima feita pelo satélite Envisat.

Cuba é um arquipélogo de ilhas localizado no norte do Mar do Caribe na confluência entre o Golfo do México e o Oceano Atlântico.

Na parte sudeste, a área costeira escura é o lar das Montanhas Sierra Maestra. Essa é a cadeia de montanha mais alta da ilha, com o Pico Turquino alcançando aproximadamente 2000 metros. A área também é rica em minerais, como cobre e ferro.

A região arredondada esverdeada na parte costeira central da ilha é a cadeia de montanhas Dierra Del Escambray, que inclui o Pico San Juan com 1160 metros de altura, o segundo mais alto pico de Cuba.

Localizada na face sul da ilha, a área marrom esverdeada a oeste das montanhas é a pantanosa Península Zapata, lar do parque nacional, um destino ideal para quem gosta de observar pássaros.

Na costa sul está a Isle of Youth, a segunda maior ilha do país. Boa parte da ilha é coberta por florestas de pinhos, mas ela também possui muitas praias e resorts.

A noroeste de Cuba, nós podemos ver a ponta de Florida Keys, um arquipélogo de corais pertencente à Flórida.

Para leste, a porção sul das Bahamas também é visível.

A imagem acima é na verdade uma compilação de três imagens feitas pelo instrumento MERIS do Envisat, adquiridas em 15 de Abril, 23 de Abril e 12 de Maio de 2011. As imagens foram empilhadas para que pudéssemos ter uma imagem limpa da ilha sem as nuvens.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEM8C3VTP4H_index_0.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .