A Terra e a Lua

Em raras ocasiões, a Terra e a Lua são fotografadas juntas. Uma dessas vezes, considerada uma das mais espetaculares, aconteceu a 25 anos atrás, quando a sonda Galileo que tinha destino final, Júpiter, passou pelo nosso sistema. Então, a sonda Galileo, observou a Terra e a Lua de uma distância equivalente a 15 vezes a distância da Lua até a Terra, e conseguiu ver a Lua passeando na sua órbita ao redor da Terra. O vídeo acima foi feito combinando 52 imagens feitas pela sonda Galileo. Embora a nossa Lua pareça ser pequena perto da Terra, nenhum outro planeta no Sistema Solar tem um satélite tão grande se comparado com o planeta. O Sol, está na parte direita da imagem, iluminando cerca de metade de cada hemisfério, e o vídeo mostra bem a rotação da Terra, com suas nuvens, oceanos e os continentes.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap171204.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.