A Supernova SNR 0519 Em Imagem Espetacular do Hubble

The remains of a star gone supernova

observatory_150105Esses delicados filamentos de gás geram um objeto conhecido como SNR B0519-069.0, ou SNR 0519 para simplificar. As finas conchas vermelhadas são na verdade as partes remanescentes de quando uma estrela progenitora instável explodiu violentamente como uma supernova a aproximadamente 600 anos atrás. Existem alguns tipos de supernovas, mas para a SNR 0519, a estrela que explodiu é conhecida por ter sido uma estrela do tipo anã branca, estrela parecida com o Sol nos estágios finais de sua vida.

A SNR 0519 está localizada a mais de 150000 anos-luz de distância da Terra, na constelação do hemisfério sul de Dorado, uma constelação que também contém a maior parte da nossa galáxia vizinha, a Grande Nuvem de Magalhães. Devido a isso, essa região do céu é cheia de intrigantes e de belos objetos do céu profundo a serem explorados.

A Grande Nuvem de Magalhães orbita a Via Láctea, como um satélite e é a quarta maior galáxia do nosso chamado grupo local de galáxias, conhecido como Grupo Local. A SNR 0519 não está sozinha na Grande Nuvem de Magalhães, o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA também identificou uma bolha cósmica similar, conhecida como SNR B0509-67.5, uma supernova do mesmo tipo da SNR 0519 com uma aparência também muito interessante (veja imagem abaixo).

Uma versão dessa imagem foi submetida à competição de Processamento de Imagens, conhecida como Hubble’s Hidden Treasures por Claude Cornen e ganhou o sexto prêmio.

heic1018a

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1317a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.