A Supernova Mais Velha Conhecida no Universo – 11 Bilhões de Anos

Os astrônomos descobriram a mais velha e distante supernova já detectada, resultado da explosão de uma estrela massiva ocorrida a 11 bilhões de anos atrás.

Os cientistas compararam alguns anos de imagens feitas de uma determinada porção do céu, que permitia que eles observassem objetos que mudaram de brilho com o decorrer do tempo. Subtraindo as mudanças da imagem original, operação essa que apaga toda a galáxia eles conseguiram identificar o que realmente mudou.

Antes dessa descoberta o Observatório Swift da NASA havia detectado uma explosão de raios-gamma com 13 bilhões de anos, muito provavelmente resultado de uma supernova ocorrida próxima do começo do universo. Mas essa última descoberta marca a primeira confirmação de uma explosão completa de uma estrela.

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/1QvIMm/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2011/06/image-of-the-day-oldest-known-supernova-in-the-universe-discovered-11-billion-years.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.