fbpx

A Superlua Sobre Paris

Alguém viu a Lua Cheia no sábado, dia 5 de Maio de 2012 e no início da madrugada de domingo, dia 6 de Maio de 2012? Essa Lua Cheia teve um fato especial e foi chamada de superlua, isso porque ela apareceu um pouco mais iluminada do que o normal e pouco maior do que o normal também já que essa fase de Lua Cheia ocorreu em combinação com o fato dela estar próxima do seu ponto na órbita mais próximo da Terra. Como todos devem imaginar, centenas, talvez milhares de fotos da superlua foram feitas no último sábado e muitas serão reproduzidas aqui nesse blog nos próximos posts. A foto acima tem um charme especial já que a superlua foi registrada além do topo da Torre Eiffel em Paris, França. Claro, que a extensão angular da Lua em comparação com objetos na Terra vistos em primeiro plano pode ser ajustada mudando a distância do observador aos objetos. Quando comparada com objetos próximos, a Lua pode parecer pequena, mas quando é comparada com objetos distantes, a Lua pode parecer imensa. No próximo mês a Lua Cheia também especial já que ela estará apenas 1% menor do que a Lua registrada nesse último final de semana.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120507.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.