fbpx

A Superfície Escondida de Titã é Revelada em Mais Uma Mapa Global Gerado Pela Sonda Cassini


A sonda Cassini da NASA foi utilizada para gerar um mapa global multicolorido do gigantesco satélite de Saturno, Titã, que é maior que o planeta Mercúrio. Detectando a radiação infravermelha que consegue penetrar a espessa atmosfera de Titã, as observações da Cassini feitas por mais de 7 anos, foram agrupadas, gerando esse mapa que cobre praticamente toda a superfície do satélite. Essas imagens depois de agrupadas foram animadas produzindo o vídeo apresentado acima.

Nesse mapa global de Titã, as áreas em marrom são dunas feitas de grãos de hidrocarbonetos. As áreas mais brilhantes representam as regiões elevadas de Titã. Embora esse seja um mosaico detalhado de Titã, ele não é o primeiro mapa global do satélite. O primeiro mapa global de Titã foi feito em 2009 e é mostrado abaixo.


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .