fbpx
25 de fevereiro de 2024

A Spirit em Marte

A edição de Março/Abril do Planetary Report da Planetary Society é especial sobre a sonda Spirit em Marte e todo o seu drama. A sonda atualmente encontra-se atolada em um campo de areia de Marte e não se sabe ainda o que vai acontecer. O fato é que mesmo ali ela poderá fazer ciência de alta qualidade. A sonda está no planeta desde 4 de Janeiro de 2004 em em 13 de Maio de 2010 irá completar o quarto solstício de inverno no planeta vermelho. Em 26 de Janeiro de 2010 ela foi declarada como estacionária.

Desde que ela pousou em Marte o objetivo dela foi percorrer o máximo possível sempre ao redor da feição chamada de Home Plate, ela chegou a escalar essa estrutura e a descer também tendo uma vida bem ativa. A primeira imagem aqui mostrada foi feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) usando a já famosa câmera HiRISE. A Spirit é o ponto branco brilhante localizado na parte esquerda do Home Plate. Os pontos e as faixas brancas brilhantes representam posições em que a sonda parou para coletar amostras e os rastros do seu trajeto. À medida que a sonda escava o solo marciano ela deixa a mostra material mais brilhante de Marte. Caso a sonda não volte a se mover, esse será seu destino eterno. A imagem foi feita em 16 de Julho de 2009.

A segunda imagem mostra como foi feita a peregrinação da Spirit ao redor do Home Plate. As linhas amarelas mostram o caminho descrito pela sonda, enquanto que os pontos representam os locais onde amostras foram recolhidas e estudadas. A imagem utilizada aqui como pano de fundo foi feita também pela câmera HiRISE a bordo da sonda MRO durante o inverno marciano.

Com a chegada do inverno o suprimento de energia nos painéis solares irá diminuir de modo que uma nova tentativa de locomover a Spirit só poderá acontecer com a chegada do verão marciano, quando o Sol voltará trazendo energia nova e esperamos também que uma vida nova a essa nossa sonda tão querida. Sorte a você Spirit!

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo