fbpx

A Sonda Mars Express Sobrevoa de Perto a Lua Marciana Fobos

Os escritórios da Agência Espacial Europeia receberam no dia 20 de Janeiro de 2011 as imagens processadas obtidas pela High Resolution Stereo Camera (HRSC) do último sobrevoo feito pela sonda Mars Express sobre a Lua de Marte, Fobos. A equipe da HRSC forneceu um excelente conjunto de imagens  mostrando até mesmo uma visão 3D do satélite e a proposta de um local de pouso para a futura missão Fobos-Grunt.

A primeira imagem mostra as relações geométricas entre Marte, Fobos e a sonda Mars Express na hora do registro das imagens.

Imagem feita com o canal Stereo-1 de Fobos: essa imagem foi fotometricamente realçada para iluminar as áreas escuras. Resolução: 4.1 metros por pixel.

Imagem 3D: A câmera HRSC registrou imagens de Fobos em 9 de Janeiro de 2011 a uma distância de 100 km com uma resolução de 8.1 m/pixel. Devido a geometria que gerou a visão estereográfica durante o sobrevoo, uma pequena parte da borda do satélites é visível para a componente do olho direito o que gera uma estranha percepção 3D da área. Essa parte foi então ajustada para gerar uma melhor visualização. Também para a componente do olho esquerdo na borda esquerda da imagem quatro pequenos vazios de dados foram interpolados para completar toda a imagem.

Imagens SRC: Superpostas na imagem de nadir HRSC, estão 7 imagens SRC com uma resolução de 3 m/pixel. As imagens registradas pelo Super Resolution Channel  mostram mais detalhes da superfície de Fobos.

Sequência de 5 Imagens HRSC, órbita 8974: (esquerda para a direita) estéreo S1 (4.1 m/pixel), fotométrica P1 (8.1 m/pixel), nadir ND (3.9 m/pixel), fotométrica P2 (8.2 m/pixel), estéreo S2 (4.3 m/pixel).

Local de pouso planejado da missão Russa Fobos-Grunt: Imagem de Fobos com resolução de 8.2 m/pixel na órbita 8974. As elipses marcam o local anteriormente planejado (vermelho) e o atual que está sendo considerado (azul) para o pouso da missão Russa Fobos-Grunt.

Fonte:

http://webservices.esa.int/blog/blog/7#esa

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .