A Sensacional Imagem Amadora de Campo Extremo Profundo da Centaurus A – by Rolf Olsen

centaurusa_01

observatory_150105Nos últimos meses, Rolf Olsen, do site: http://www.rolfolsenastrophotography.com/, definiu para ele mesmo a missão de realizar um sonho de longa data – fazer uma imagem de céu profundo com mais de 100 horas de exposição. Agora, depois de ter adquirido mais de 120 horas de dados em mais de 43 diferentes noites entre os meses de Fevereiro e Maio de 2013, ele pôde apresentar o que parece ser a imagem mais profunda já obtida da Centaurus A, a NGC 5128.

A imagem parece ser mais profunda do que a recente imagem lançada numa release do ESO (http://www.eso.org/public/news/eso1221/) e pode ser provavelmente a imagem mais profunda já obtida da Centaurus A, e também a imagem mais profunda já feita com um equipamento amador, mostrando estrelas com uma magnitude de 25.45.

centaurusa_02

Rolf Olsen gastou cerca de 40 horas processando e analisando os dados, com o objetivo de apresentar essa magnífica galáxia do Sul, como nunca tinha sido vista antes, com todas as suas principais feições mostradas ainda em imagens separadas, para mostrar cada detalhe dessa galáxia de modo particular e especial.

centaurusa_03

Visíveis na imagem estão feições únicas, algumas delas nunca antes imageadas por amadores:

– As contrapartidas ópticas dos lobos de rádio, incluindo uma porção externa do jato relativístico norte e o apagado traço do até então invisível jato oposto sul.

– A completa estrutura de concha do halo extenso, mostrando tanto as conchas externas apagadas e as brilhantes internas.

– 709 aglomerados globulares catalogados orbitando a galáxia.alma_modificado_rodape105

– As Integrated Flux Nebulae permeando todo o campo de visão ao redor da galáxia.

centaurusa_04

Fonte:

http://www.rolfolsenastrophotography.com/popular/2536914799_mNgSprP#!i=2536914799&k=mNgSprP&lb=1&s=L

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.