fbpx

A Seção Colorida da Cratera Erte em Mercúrio

EW0211937378G_9img-Collage


observatory_1501054Acima estão apresentadas nove imagens de uma mesma seção colorida da superfície de Mercúrio. As primeiras duas linhas são oito imagens feitas através de filtros coloridos de banda curta com comprimentos de onda centradas em 433, 480, 559, 629, 748, 829, 898 e 996 nanômetros. A composição colorida na parte inferior é mostrada com os comprimentos de onda 996, 748 e 433 nm com os filtros vermelho, verde e azul da câmera WAC. As diferenças de cores em Mercúrio são causadas pelas sutis e feições não proeminentes que se destacam na análise das oito imagens individuais em tons de cinza. Contudo, a natureza azulada dos raios da cratera na esquerda e a coloração avermelhada de material ao redor da cratera de impacto Erte na direita, se tornam aparentes quando as imagens são coregistradas. A cratera Erte pode ser vista abaixo em 3D.

As imagens foram adquiridas como parte do mapa base de 8 cores do instrumento MDIS. O mapa de oito cores é composto de imagens da câmera WAC feitas através de oito diferentes filtros coloridos de banda curta e cobre mais de 99% da superfície de Mercúrio com uma resolução média de 1 km/pixel. As imagens coloridas de maior qualidade são obtidas para a superfície de Mercúrio quando tanto a sonda como o Sol está a pino, assim as imagens são obtidas tipicamente com condições de visualização de baixa incidência e baixo ângulo de emissão.

erte_3d


Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1253

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo