A Rotação da Lua

Ninguém que esteja na superfície da Terra, vê a Lua girar desse jeito. Isso porque a Terra e a Lua estão travadas gravitacionalmente, ou seja, a Lua sempre mostra para a Terra o mesmo lado, o seu período de rotação é igual ao de translação ao redor da Terra. Graças à moderna tecnologia digital, contudo, combinada com muitas imagens detalhadas obtidas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, a LRO, um vídeo pôde ser criado mostrando em alta resolução a rotação da Lua. Rapidamente, o chamado Mare Orientale, uma grande cratera com um centro escuro que é difícil de ser vista da Terra, rotacional e aparece logo abaixo do equador lunar. O vídeo condensa um mês lunar em 24 segundos, e é possível ver claramente que o lado voltado para a Terra tem muitas regiões escuras chamadas de mares, enquanto que o lado distante da Lua é dominado por terras altas lunares brilhantes. Atualmente, mais de 20 missões para a Lua estão em desenvolvimento por quatro países diferentes, a maior parte delas devem ser lançadas em direção ao nosso satélite nesse ano de 2018, ou no próximo de 2019.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180318.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.