fbpx

A Remanescente de Supernova W44 Como Observada Pelos Instrumentos da ESA

A remanescente de supernova W44 é o foco dessa nova imagem mostrada acima obtida pela combinação de dados dos observatórios espaciais da agência espacial europeia Herschel e XMM-Newton. A W44 é uma esfera vasta e roxa que domina a parte esquerda da imagem, e mede aproximadamente 100 anos-luz de diâmetro. Os dados obtidos com o XMM-Newton revelam que a remanescente é preenchida com emissões de raios-X provenientes do gás extremamente quente.

A visão infravermelha tricolor do Herschel compreende as imagens PACS 70 e 160 micra e SPIRE 250 micra. Os dados de raios-X provenientes do instrumento EPIC do XMM-Newton para a W44 só foi adicionado na tonalidade azul clara e escura para representar as emissões de raios-X de alta (2 – 8 keV) e baixa (1.2 – 2 keV) energia respectivamente. O campo de visão de aproximadamente 1º de diâmetro. O norte na imagem está apontado para direção inferior esquerda da imagem e o leste está apontado para a direção superior direita da imagem.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2394.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo