fbpx

A Região Polar Sul de Mercúrio Imageada Pela Sonda MESSENGER (Vídeo)

O vídeo acima mostra 89 imagens obtidas com a câmera de grande angular, ou WAC da sonda MESSENGER da região polar sul do planeta Mercúrio e foi adquirida pelo Mercury Dual Imaging System, ou MDIS, durante um dia solar completo de Mercrúrio, ou seja, 176 dias terrestres. Esse conjunto de dados permite que as condições de iluminação da região polar sul de Mercúrio sejam quantificadas, produzindo o mapa visto no final do filme, mapa esse que mostra a porcentagem de tempo que uma determinada área é iluminada pelo Sol, áreas que aparecem em preto nas imagens são regiões que ficam permanentemente na sombra. O filme e o mapa de iluminação  são mostrados em projeção polar estereográfica, se estendendo na direção norte até 73?S sendo que a posição de 0? de longitude é mostrada no topo. A grande cratera próxima ao polo sul de Mercúrio é a cratera Chao Meng-Fu, que tem um diâmetro de 180 km.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.