A Região Polar Norte de Mercúrio Imageada Pela Sonda MESSENGER (Vídeo)

A órbita altamente excêntrica da sonda MESSENGER passa sobre o polo sul do planeta Mercúrio e baixo sobre a região polar norte do planeta. Consequentemente, diferente do polo sul, uma única imagem feita com a câmera de grande angular, ou WAC da sonda para o Mercury Dual Imaging System (MDIS) não pode ver a região polar norte de uma vez só. Contudo, mas de 6000 imagens WAC foram adquiridas da região polar norte de Mercúrio, fornecendo assim visões com condições de iluminação diferentes em dois dias solares de Mercúrio. Essas imagens permitem que áreas que estavam nas sombras nas imagens MDIS sejam mapeadas. O vídeo acima mostra as mais de 6000 imagens WAC adquiridas divididas em incrementos de uma semana terminando com uma visão completa da região polar norte de Mercúrio construída a partir da soma de todas as imagens, com áreas na sombra mostradas em vermelho e também fornecidas como imagens separadas. Uma pequena fração da superfície de Mercúrio perto do polo norte ainda não foi imageada é o objetivo da nova campanha de imageamento da sonda MESSENGER que acabou de inaugurar sua missão estendida. Todas as imagens mostradas nesse vídeo estão em projeção polar estereográfica com a variação na latitude a cada 5? indicada e na longitude a cada 30? e com o 0? de longitude na parte inferior da imagem.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.