fbpx
27 de fevereiro de 2024

A Região de Melas Chasma no Vale Marineris em Marte


No dia 2 Maio de 2004, a High Resolution Stereo Camera (HRSC) a bordo da sonda Mars Express da ESA obteve imagens da região central do Vale Marineris em Marte conhecid como Melas Chasma.

As imagens foram feitas na resolução aproximada de 16 metros por pixel. A região imageada está localizada no anel sul de Melas Chasma na latitude de 12?S e longitude de 285?E. As imagens foram feitas durante a órbita 360 da sonda Mars Express ao redor de Marte.

A região mostra algumas pistas do desenvolvimento morfológico e geológico do Vale Marineris.

As imagens mostram muitos terraços de atividade vulcânica e possivelmente atividades relacionadas com a água. Contudo, boa parte da superfície tem sido alterada por processos geológicos subsequentes como a erosão por ventos e sismos.

Embora muitas questões sobre o desenvolvimento geológico do sistema de cânions de Vale Marineris permaneça sem solução até agora, as imagens detalhadas da HRSC podem ajudar a encontrar algumas respostas.

Usando os dados da HRSC, os cientistas podem focar na morfologia, ou seja, a evolução das rochas e das paisagens. Eles podem também analisar a luz emitida pelo cânion para entender que tipos de rochas que o formam.

As imagens coloridas foram criadas usando dados de nadir (verticais) obtidos pela HRSC e pelos canais coloridos da câmera.

A imagem em perspectiva foi criada usando os canais estereográficos para criar assim um modelo digital de terreno da região.

A imagem 3D foi produzida a partir de uma combinação do canal nadir com um canal estereográfico.

Fonte:

http://www.esa.int/export/SPECIALS/Mars_Express/SEM69E3VQUD_0.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo