A Região de Lacus Somniorum na Lua Desenhada a Partir de Um Telescópio de 6″

A imagem da Lua acima, não é uma foto e nem possui nenhum interesse científico, mas ela é importante pois mostra a habilidade de um astrônomo amador em desenhar as feições observadas através de seu telescópio. Para realizar esse desenho o astrônomo utilizou um telescópio de 6”, um telescópio considerado modesto, porém tem uma vantagem ele mostra quase que todo o disco iluminado da Lua em sua ocular, quando o astro se apresenta nas fases intermediárias, quarto minguante e quarto crescente. Com isso é possível se ter uma boa noção regional das feições da Lua, logicamente sem se importar com os detalhes. Para se poder observar maiores detalhes na Lua seria preciso um telescópio mais poderoso. Repetindo, embora não possua nenhum interesse científico essa imagem nos inspira e nos mostra que mesmo com instrumentos menores é possível fazer um projeto de observação da Lua que nos traz resultados interessantes.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/July+12%2C+2011

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.