A Região de Apollinaris Patera em Marte

Essa imagem feita pelo instrumento THEMIS da sonda Mars Odyssey, mostra a região de Apollinaris Patera que faz com que possamos aprender um pouco sobre a nomenclatura de Marte.

Patera é  uma cratera irregular ou complexa com bordas recortadas. Apollinaris, as Águas Apollinares são águas quentes localizadas a noroeste de Roma na Etruria. A localização dessas águas quentes era conhecida tanto pelos romanos como pelo etruscos.  Assim, a Apollinaris Patera é na verdade a parte remanescente de uma caldeira localizada no topo de um antigo vulcão próximo da Cratera Gusev em Marte. A imagem é um mosaico feito com imagens de infravermelho obtidas durante o dia.

Outros fatos interessantes de nomenclatura no Sistema Solar, na lua de Júpiter Europa, feições lineares são chamadas de linhas de pedras Célticas enquanto que feições aneladas são chamadas círculos de pedras Célticas.

Fonte:

http://themis.asu.edu/zoom-20040823a

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.