A Rara Captura da Lua Deimos de Marte na Órbita do Planeta

Peter-RosAcn-Deimos-Anim-03Meng_1398282509


observatory_150105As luas de Marte são tão pequenas que alguns astrônomos acreditam que elas sejam na verdade asteroides capturados. Denominadas de Fobos e Deimos, os diminutivos satélites, com um diâmetro médio de 17 km e são raramente visíveis em imagens de Marte. No dia 20 de Abril de 2014, o astrofotógrafo Peter Rosén tentou capturar as duas. Taxa de sucesso: 50%.

“Eu sabia a partir de muitas tentativas sem sucesso no passado que fotografar Fobos e Deimos não é uma tarefa fácil devido ao intenso brilho do planeta Marte”, disse Rosén. “Eu rotacionei meu telescópio Newtoniano de 10 polegadas, assim as luas não ficariam posicionadas na cruz de luz da aranha. Fobos não pôde ser identificada já que ela se encontrava dentro da área superexposta, mas Deimos pôde ser claramente mostrada em 2 das exposições. Essa animação de dois frames mostra Deimos em órbita de Marte. Felizmente Deimos está na sua órbita 🙂 Eu também capturei uma imagem de Marte no começo da sessão de observação e inseri na animação como referência do tamanho e da orientação”.

Fonte:

www.spaceweather.com


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.