A Primeira Imagem do Spektr-RG Mostra a Fonte de Raios-X Centaurus X-3

A imagem acima representa a primeira captada pelo telescópio russo ART-XC instalado na nave Spektr-RG. A imagem foi feita no dia 30 de Julho de 2019 e mostra um pulsar, ou seja, uma fonte de raios-X, conhecida como Centaurus X-3, ou Cen X-3. Essa imagem foi feita para testar o equipamento, lembrando que ele ainda está viajando para o Ponto de Lagrange L2 onde então será realizado um alinhamento dos 7 sensores do ART-XC.

Além da imagem foi obtido também o sinal temporal, que mostra um pulso periódico constante de uma fonte com um período de 4.8 segundos. No momento o Spektr-RG se encontra a 1 milhão 143 mil quilômetros de distância da Terra, lembrando que o L2 fica a 1.5 milhão de quilômetros do nosso planeta.

As imagens estão dispostas dessa maneira pois representam à localização dos 4 módulos do telescópio. Informações mais detalhadas sobre essa observação serão fornecidas quando for divulgada a primeira divulgação científica do projeto Spektr-RG.

Mas essa imagem marca a primeira luz de um dos projetos mais interessantes no âmbito da astrofísica e da cosmologia atual.

Fonte:

https://www.roscosmos.ru/26624/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.