A Primeira Imagem Colorida Enviada Pelo Perseverance da Superfície de Marte

Essa é a primeira imagem colorida de alta resolução enviada pelas Hazard Cameras, as Hazcams do rover Perseverance da NASA depois de pousar no solo do Planeta Vermelho no dia 18 de fevereiro de 2021.

O principal objetivo do rover Perseverance da NASA é com a astrobiologia, ou seja, procurar por sinais de vida antiga microbiana em Marte. O rover irá caracterizar a gelogia e o clima antigo do planeta, irá pavimentar a exploração humana para Marte, e será a primeira missão da história a recolher amostras do solo marciano, guardar em tubos de coleta e deixar ali na superfície para que no futuro uma missão retorne essas amostras para a Terra.

Esse retorno de amostra será feito por uma missão realizada em cooperação entre a NASA e a ESA, que irão enviar uma sonda com um lander e um rover, que irá recolher os tubos com amostra na superfície marciana, colocar num pequeno foguete, enviar para a órbita marciana, onde ela será transferida para uma cápsula que será então enviada para a Terra.

A missão Mars 2020 é parte de um programa muito maior que inclui missões para a Lua com o objetivo de preparar o Planeta Vermelho para a exploração humana. O JPL que é gerenciado para a NASA pelo Caltech em Pasadena, na Califórnia, construiu e gerencia as operações do Perseverance e do Curiosity, os dois rovers da NASA atualmente em atividade em Marte.

Crédito da imagem – NASA/JPL- Caltech.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/jpl/perseverance-s-first-full-color-look-at-mars

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.