A Primavera no Sul de Marte Fotografada Pela Mars Odyssey

A sonda Mars Odyssey, há muito vem fazendo um belo trabalho em Marte, principalmente por meio de sua câmera THEMIS. O foco principal da Mars Odyssey é estudar quatro fatores em Marte: (1) os polos – com as mudanças sazonais poder observar a expansão e a retração das calotas polares; (2) crateras – estudar a variedade de morfologias relacionadas com o material impactante em Marte, com a alteração posterior e com a exumação e preenchimento das mesmas; (3) canais – identificar as pistas sobre o fluxo de água em Marte e (4) feições vulcânicas de fluxo. Enquanto que muitas imagens sobre Marte são usadas para responder determinadas questões, outras imagens acabam levantando outras dúvidas que ainda precisam ser investigadas pela frota de naves em Marte e por aquelas que ainda estão por vir.

Essa imagem foi adquirida no dia 25 de Junho de 2003 durante a primavera no hemisfério sul de Marte. A imagem em falsa cor mostra tanto as camadas da  calota de gelo como manchas escuras que só são vistas com os primeiros raios de Sol sobre a superfície polar.

Fonte:

http://themis.asu.edu/zoom-20040312a

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.