A Pluma de Exaustão do Falcon 9 Ilumina Os Céus da Califórnia

O que aconteceu no céu da Califórnia? Na última sexta-feira, dia 22 de Dezembro de 2017, a fotogênica pluma de lançamento do foguete da SpaceX, o Falcon 9 deu um show espetacular em partes do sul da Califórnia e do Arizona. Parecendo um gigantesco peixe espacial, o impressionante lançamento do foguete que aconteceu da Base da Força Aérea de Vandenberg perto de Lompoc, na Califórnia, teve todo esse brilho devido ao fato do lançamento do foguete acontecer no final do dia e ser iluminado por trás pelo Sol. O lançamento do Falcon 9 aconteceu durante a janela de um segundo, e o foguete colocou com sucesso em órbita, mais uma família de satélites Iridium NEXT que faz parte de uma gigantesca rede de comunicação global. A pluma de exaustão do primeiro estágio pode ser vista na parte direita da imagem, enquanto que o estágio superior do Falcon 9 continua sua viagem e pode ser visto no ápice da pluma que se abre na parte esquerda da imagem. Essa e muitas outras imagens da pluma de exaustão e muitos vídeos, ganharam o mundo, logo depois do lançamento. A foto acima foi feita em Orange County na Califórnia, e tem 2.5 segundos de exposição.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap171224.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.