A Pequena Mas Interessante Região de Lacus Bonitatis na Lua

A região de Lacus Bonitatis na Lua é um lugar que poucos têm dado atenção e até mesmo notado. Esse é o único local que tem um nome específico referente a uma pequena exudação de lava de mar dentro da escarpa Geminus no anel da Bacia Crisium. Observando a imagem da esquerda feita por um astrônomo amdor é impressionante a quantidade de feições que podemos distinguir mesmo com a iluminação total da Lua. Por exemplo, as crateras com halo escuro dentro da Cleomedes pode ser melhor identificada nessa imagem do na imagem na mesma escala feita pela sonda LRO. Outra feição na imagem da esquerda que chama a atenção é a fina listra de mar com dois ou três dedos que se estende para o Sul. Essa é uma lava um pouco mais escura, mais jovem e com uma composição diferente das outras lavas próximas dessa região. Mais imagens feitas por amadores, como essa da esquerda de alta resolução são necessárias para que possamos explorar melhor as variações de albedo identificadas na Lua e assim tentar entender as razões dessas variações.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/May+15%2C+2011

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.