A Pequena e Maravilhosa Cratera Tansen em Mercúrio

EW1021069209G.3band.mapped


observatory_150105Observada pela primeira pela sonda Mariner 10 em 1974, a cratera Tansen não tinha até então aparecido na galeria de imagens da sonda MESSENGER, até hoje. Ela está entre uma das menores crateras nomeadas de Mercúrio com apenas 27 quilômetros de diâmetro. O raios ejetados pelo impacto aparecem proeminentes nesse mosaico colorido, bem como o pequeno e fresco depósito de material ejetado na parte mais superior da imagem.

Essa imagem foi adquirida como parte do conjunto de imagens planejadas de alta resolução com 11 cores. Adquirir alvos com 11 cores é uma nova campanha que começou em Março de 2013 e que utiliza todos os filtros coloridos de banda curta da câmera WAC. Devido ao grande volume de dados envolvidos, somente feições que apresentam um interesse científico especial são designadas como alvo a ser imageado em todas as 11 cores.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1280


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo