fbpx

A Partida da Discovery

A foto acima mostra o Ônibus Espacial Discovery (OV-103) decolando do Centro Espacial Kennedy na Flórida e escalando um céu repleto de nuvens às 7 am hora local da última terça-feira. Dessa vez, sua partida final do KSC aconteceu de carona com a Discovery acoplada nas costas de um avião Boeing 747 modificado conhecido como Shuttle Carrier Aircraft. Depois de decolar com sucesso o conjunto realizou um sobrevoo de despedida sobre a Costa Espacial, sobre o Goddard Space Flight Center, e sobre a capital norte-americana Washington, antes de pousar no Aeroporto Internacional de Dulles na Virginia, última parada antes de seguir para a sua residência definitiva no National Air and Space Museum Udvar-Hazy Center do Smithsonian. A Discovery se retirou da frota como sendo o veículo que mais prestou serviços à missão espacial, viajando mais de 148 milhões de milhas em 39 missões de sucesso entre elas a que levou o Telescópio Espacial Hubble para a órbita. Sendo operacional de 1984 até 2011, a Discovery gastou no total 365 dias no espaço.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120419.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.