fbpx

A Parede da Cratera Gale Em Marte

Essa imagem colorida feita pelo veículo robô Curiosity da NASA mostra parte da parede da Cratera Gale, a local em Marte onde o veículo robô pousou em 6 de Agosto de 2012. Essa imagem é na verdade parte de um mosaico maior de alta resolução  feito a partir de imagens obtidas pela Câmera Mast do Curiosity.

Essa imagem da parede da cratera está ao norte do local de pouso, ou arrás do veículo. Nessa imagem pode-se ver uma série de vales formados pela erosão causada pela água que entrou na Cratera Gale vinda de fora. Essa é a primeira visão que os cientistas tem de um sistema fluvial, relacionado a algum rio ou a algum fluxo, na superfície de Marte. Conhecidos e estudados desde o começo da década de 1970 pelas missões Viking da NASA, essas redes datam do período da história marciana quando a água fluía livremente pela superfície. O principal depósito canalizado visto aqui lembra uma estrada suja subindo uma montanha, que estão na verdade na parede norte e no anel da Cratera Gale.

Embora o veículo Curiosity esteja a aproximadamente 18 quilômetros de distância dessa área e a visão esteja obscurecida pela poeira e pela neblina, a imagem fornece novas ideias sobre o estilo do transporte de sedimentos dentro deste sistema. O Curiosity não tem planos atualmente de visitar esse sistema de vales, já que o objetivo primário do veículo está ao sul do seu local de pouso. Mas imagens que serão feitas posteriormente com a Mastcam de 100 mm do Curiosity muito provavelmente permitirão aos cientistas estudarem em detalhe essa região.

As imagens desse mosaico foram adquiridas pela câmera Mastcam de 34 mm durante o período de aproximadamente 1 hora no dia 9 de Agosto de 2012, cada uma delas com 1200 x 1200 pixels de tamanho.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia16052-color.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .