A Origem Secreta dos Asteroides – Space Today TV Ep.1353

—————————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

—————————————————————————–

**** VAKINHA DOS ALUNOS DE PÓS EM ASTRONOMIA DA USP!

AJUDE O FUTURO DA ASTRONOMIA NO BRASIL!!!

—————————————————————————–

**** TWITTER DO PROFESSOR JORGE MELENDEZ DA USP – SIGA AGORA!!!

—————————————————————————–

Eu sempre falo para vocês, que estudar os asteroides é de suma importância para que possamos entender a origem e evolução do nosso Sistema Solar.

Mas você já parou para pensar como se formaram os asteroides.

Essa foi uma questão que durante muito tempo perturbou a cabeça dos cientistas planetários, mas que agora parece ter sido resolvida.

Um grupo de pesquisadores publicou essa semana na revista Nature Astronomy um artigo onde reportam a pesquisa foi feita para tentar descobrir a origem dos asteroides.

Os pesquisadores fizeram um grande trabalho de análise dos parâmetros orbitais dos asteroides da região interna do Cinturão Principal de Asteroides do Sistema Solar.

Nesse trabalho eles contaram com técnicas de estatística multivariada para poder criar o que chamamos de ilustres, e com isso fizeram um tipo de classificação.

Com isso eles puderam fazer um trabalho de engenharia reversa na história do Sistema Solar e chegaram a uma conclusão interessante.

De acordo com o estudo realizado, 85% dos 200 mil asteroides da região interna do Cinturão Principal de Asteroides do Sistema Solar, a principal fonte de meteoritos encontrados na Terra, se originaram de cinco ou seis pequenos planetas menores lá no início da história do Sistema Solar, e os demais 15%.

O estudo também mostrou que uma parcela dos asteroides pode ter se originado do colapso de material na nuvem protoplanetária.

Esse estudo é atualmente o mais robusto com relação ao entendimento evolucionário da história dos asteroides e do material que os forma.

Ao fazer essa análise multivariada, os pesquisadores conseguiram mostrara que o tipo de órbita de um determinado asteroide depende do seu tamanho.

As diferenças nos meteoritos encontrados na Terra aparecem devido à mudanças evolucionárias que ocorreram dentro dos corpos precursores que existiam a mais de 4 bilhões de anos atrás.

Esse estudo e suas conclusões são de suma importância não só para entendermos como os asteroides se formaram, mas também para entendermos cada vez mais sobre a história de formação e evolução do Sistema Solar, e sobre a história de formação dos planetas.

Como eu sempre digo, cada dia que passa entendemos um pouco mais sobre a nossa vizinhança cósmica.