A Oposição de Marte de 2014

mars-earth-sun-alignment-april-8-2014


observatory_150105Nessa terça-feira, dia 8 de Abril de 2014, Marte será o principal ator no palco celeste, quando estará alinhado com a Terra e com o Sol num fenômeno astronômico conhecido como oposição e que precede o ponto mais próximo em Marte chegará da Terra nos últimos 26, momento esse que acontecerá na próxima semana, dia 14 de Abril de 2014 durante o eclipse total da Lua.


Oposição é quando Marte e o Sol estão em lados totalmente opostos do céu. O momento do perfeito alinhamento entre os astros e o ponto mais próximo de suas órbitas são ligeiramente diferentes pois nenhum dos dois planetas descreve uma órbita perfeitamente circular ao redor do Sol.

mars-opposition-april-8-2014


Alguns planetas, como Vênus e a Terra, seguem trajetórias que são quase que círculos perfeitos (embora sejam elipses, são elipses muito pouco excêntricas). Outros planetas como Mercúrio e Marte seguem órbitas muito mais elípticas, que são descritas como sendo mais excêntricas, ou mais diferentes de um círculo perfeito.

Devido a essa excentricidade da órbita do Planeta Vermelho, uma oposição pode ser classificada como sendo “favorável”, ou “desfavorável”. Quando a Terra passa por Marte, quando o planeta se encontra perto do periélio, como aconteceu em Agosto de 2003, nós temos uma oposição favorável. Quando a Terra passa por Marte quando o planeta encontra-se perto do afélio, como ocorreu em Março de 2012, nós temos uma oposição mais desfavorável. A oposição desse ano de 2014 é um pouco mais favorável do que a ocorrida dois anos atrás, e as seguintes serão cada vez mais favoráveis até chegarmos a 2018, quando a oposição acontecerá com Marte bem perto do periélio.

mars-opposition-april-14-2014


As oposições entre a Terra e Marte ocorrem a cada 26 meses pois os planetas estão relativamente próximos um do outro. A NASA e as outras agências espaciais tiram proveito dessas aproximações para enviar sondas a Marte. Um exemplo recente é a missão Mars Atmosphere and Volatile Evolution, ou MAVEN da NASA, que foi lançada em Novembro de 2013 e chegará em Marte, em Setembro de 2014. A primeira missão da Índia, a Marte chegará ao planeta em Setembro, depois de ter sido lançada no ano passado.

A oposição de Marte ocorre somente sete dias antes da maior aproximação da Terra ao planeta, evento esse que acontecerá na noite de 14 de Abril de 2014. O Planeta Vermelho e a Terra estão convergindo para o seu contato imediato a cerca de 300 quilômetros por minuto, de acordo com a NASA.

07mars_400282


Em 14 de Abril de 2014, Marte e a Terra estarão a somente 92 milhões de quilômetros de distância. Essa distância é um pouco maior do que a metade da distância entre a Terra e o Sol, que é de 150 milhões de quilômetros.

martini_marte_01


Por coincidência, a maior aproximação de Marte com a Terra ocorre na mesma noite do eclipse total da Lua em 14 de Abril de 2014. Se o tempo permitir, os observadores poderão ver o planeta Marte juntamente com a Lua passando pela sombra da Terra. Com a Lua se apagando um pouco devido à passagem pela sombra, o planeta Marte pode se tornar mais facilmente identificável.

marte_03


O eclipse total da Lua começa às 3:00 da manhã, hora de Brasília do dia 15 de Abril de 2014. A Lua passará cerca de 78 minutos na totalidade. No momento do eclipse a Lua deve ficar com uma tonalidade avermelhada devido à luz do Sol que passa pela atmosfera da Terra.

m,arte_02


Fonte:

http://www.space.com/25384-mars-earth-sun-alignment-tuesday.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo