A Ocultação da Estrela Zeta Tauri Pela Lua

A sequência de fotos aqui mostrada apresenta a Lua Crescente ocultando a estrela Zeta Tauri. Essa sequência foi feita na Normandia, França no dia 25 de Abril de 2012, aproximadamente às 10:30 P.M. hora local. Essa estrela modesta de magnitude 3 na constelação de Taurus, o Touro foi ocultada desde a nossa perspectiva aqui na Terra pelo lado não iluminado da Lua. Pelo fato do brilho ser mínimo nessa porção da Lua Crescente, uma ocultação como essa pode ser facilmente visível por um observador que pode registrar exatamente o tempo de desaparecimento e reaparecimento da estrela. Pode-se notar que a estrela Zeta Tauri aparece a mesma, mesmo quando está em contato com o limbo lunar, como pode ser visto nos frames apresentados acima. Se a Lua tivesse uma atmosfera uma leve diferença no brilho da estrela poderia ser detectada.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/occultation-of-zeta-tauri.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.