A Nova Carinae 2018

Na última semana, os astrônomos descobriram uma nova (não uma supernova) na constelação de Carinae, e bem perto da famosa nebulosa da Carina. Embora as novas ocorram com uma certa frequência no universo, essa nova, catalogada como ASASSN-18fv, é tão brilhante que ela está sendo facilmente observada com binóculos nos céus do hemisfério sul. Na foto acima, a nova está identificada por uma seta, mostrando como ela ocorreu perto da Nebulosa da Carina. Uma nova é normalmente causada por uma explosão termonuclear que acontece na superfície de uma estrela do tipo anã branca que está agregando matéria de sua estrela companheira, embora os detalhes dessa explosão sejam atualmente desconhecidos. Astrônomos amadores e profissionais irão monitorar essa explosão nas próximas semanas para ver como a Nova Carinae 2018 se desenvolve, incluindo se ela se tornará brilhante o suficiente ara ser observada a olho nu.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180325.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.