A Noite na Floresta de Gelo Dos Andes

IceNightPanTafreshi-s


observatory_1501054Essa floresta de neve e de gelo penitentes reflete a luz da Lua que brilha através do platô de Chajnantor. A região localiza-se nos Andes Chilenos a uma altitude de 5000 metros de altura, não muito longe de um dos maiores observatórios astronômicos da Terra, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array. Com alguns metros de altura, a orientação e a forma pontiaguda dos penitentes tendem a minimizar suas sombras ao meio dia local. Na fina, fria e seca atmosfera, a sublimação guiada pela luz do Sol é importante para sua formação. Uma transição direta do estado sólido para o gasoso, a sublimação molda outros terrenos do Sistema Solar também, como a superfície congelada dos cometas e as calotas polares do planeta Marte. Acima da paisagem que mais parece ter sido tirada de um sonho, o céu noturno do hemisfério sul da Terra se mostra de forma esplendorosa. Na imagem acima é possível ver as constelações de Pegasus, Andrômeda e Perseus perto da borda esquerda da imagem panorâmica. As brilhantes e coloridas estrelas da constelação de Orion, O Caçador brilham perto do centro, com a Grande Nuvem de Magalhães e o Polo Celeste Sul na parte mais a direita.

ice_forest_labeled


Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130907.html

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.