A Neve no Deserto do Saara Vista do Espaço

Pela segunda vez em três anos, a neve se acumulou no deserto perto da cidade Argelina de Aïn Séfra. Algumas vezes chamada de “portão para o deserto”, a cidade de 35 mil pessoas, fica localizada entre o Deserto do Saara e as Montanhas Atlas. No dia 8 de Janeiro de 2018, o Landsat 8 registrou dados para criar essa bela imagem em cor natural da neve no Saara. A imagem do Landsat 8 foi sobreposta ao modelo digital global de elevação, construído a partir dos dados adquiridos pela Shuttle Radar Topography Mission da NASA.

De acordo com as notícias, a neve chegou a acumular entre 10 a 30 centímetros no dia 8 de Janeiro de 2018 nas regiões de mais alta elevação do deserto, 1000 metros acima do nível do mar. Fotos mostraram as pessoas escorregando pelas dunas cobertas de neve. As temperaturas quentes durante o dia fizeram com que a neve rapidamente derretesse.

Neve no Saara  e em outras parte do Norte da África não é muito comum, mas também não é algo inédito. A neve já caiu perto de Aïn Séfra em Dezembro de 2016. Uma neve substancial também cobriu as Montanhas Atlas no Marrocos em Fevereiro de 2012 e Janeiro de 2005.

Créditos da Imagem: NASA Earth Observatory image by Joshua Stevens, using Landsat data from the U.S. Geological Survey and topographic data from the Shuttle Radar Topography Mission

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/even-in-the-desert

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.