A Nebulosa Trífida – Beleza e Confusão

Uma beleza indescritível e uma confusão inimaginável podem ser encontradas juntas na Nebulosa Trífida. Também conhecida como M20, essa nebulosa bem fotogênica pode ser observada com bons binóculos na constelação de Sagitário. O processo energético de formação de estrelas cria não somente as cores, mas também o caos. O brilho vermelho no gás resulta das estrelas de alta energia que emitem sua luz e essa interagem com o hidrogênio contido no gás interestelar. Os filamentos negros de poeira que podem ser observados na M20 foram criados na atmosfera de estrelas gigantes e frias e em detritos de explosões de supernovas. Quais as estrelas que são responsáveis pela reflexão azul da nebulosa ainda estão sendo investigadas. A luz da M20 que nós observamos hoje deixou a sua fonte há 3000 anos, embora a sua distância ainda seja desconhecida. A luz leva 50 anos para cruzar toda a extensão da M20.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100728.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.