A Nebulosa Planetária NGC 2438

A NGC 2438 é uma nebulosa planetária, o escudo de gás emitido por uma estrela parecida com o Sol que está morrendo com bilhões de anos de vida que teve seu reservatório de combustível de hidrogênio exaurido. Localizada a aproximadamente 3000 anos-luz de distância da Terra ela está dentro dos limites da constelação náutica de Puppis. De forma marcante, a NGC 2458 também parece se localizar nos subúrbios do brilhante e relativamente novo aglomerado aberto de estrelas M46. Mas a estrela central dessa nebulosa planetária não é somente muito mais velha que as estrelas da M46, ela se move através do espaço com velocidade diferente das estrelas do aglomerado. A distância estimada também coloca a NGC 2438 mais perto do que a M46 e então a nebulosa parece estar em primeiro plano, isso devido a chance dela estar localizada na mesma linha de visada do jovem aglomerado estelar. Essa imagem profunda da NGC 2438 destaca um halo anteriormente não observado de gás atômico brilhante com mais de 4.5 anos-luz de diâmetro se estendendo além do anel interno mais brilhante da nebulosa. Halos similares têm sido encontrados em imagens profundas de outras nebulosas planetárias, esses halos são produzidos durante as fases ativas iniciais das estrelas centrais.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110407.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.