A Nebulosa do Anel: Imagem Fantástica Une Astrofotógrafos Numa Mesma Missão

Ring-Nebula-2013

observatory_150105A escuridão do espaço profundo uniu cinco astrofotógrafo na busca por capturar uma bela imagem da icônica Nebulosa do Anel. E como numa versão espacial do clássico de Tolkien, O Senhor dos Anéis, eles conseguiram cumprir seu objetivo.

Observando de diferentes lugares ao redor do mundo, André van der Hoeven, Terry Hancock, Fred Herrmann, Mike van den Berg e Mathijn Ippel se juntaram – com mais de 100 horas de exposição – para fazer essa grande imagem.

A Nebulosa do Anel, também conhecida como Messier 57 ou NGC 6720, aparece como um círculo massivo vista da Terra, graças à perspectiva. Acredita-se na verdade, atualmente que a nebulosa tenha a forma de um barril de gás e poeira. Essa nebulosa tem aproximadamente um ano-luz de diâmetro e está localizada a 2000 anos-luz de distância da Terra na constelação do norte da Lyra.

Para a foto, Nascock escolheu um Astro-tech de 12 polegadas RC com QHY-9, André van der Hoeven usou um Celestron C11 com SXV-H9, Hermann usou um Astro-tech de 12 polegadas RC com uma SBIG STT-8300, Mike van den Berg usou um Planewave de 17 polegadas, com uma SBIG ST-11000, e Ippel escolheu um Planewave de 12.5 polegadas com uma SBIG ST-11000 para registrar a imagem acima.

Fonte:

http://www.space.com/21852-ring-nebula-stargazers-quest-photo.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo