A Nebulosa de Reflexão NGC 1999

Essa visão assustadora, registrada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, lembra muito uma neblina iluminada por luzes de postes numa rua, circundando uma forma que curiosamente lembra um buraco. E na verdade existem verdades nessa afirmação. A neblina seria a poeira e o gás iluminado por uma estrela, e o buraco na verdade é uma região vazia do céu.

Quando essa região escura foi registrada pela primeira vez, foi assumido que ela era uma nuvem muito fria e densa de gás e poeira, muito espessa de modo que se tornava totalmente opaca para a luz visível, e bloqueando toda luz atrás dela. Em geral, esses glóbulos são conhecidos por serem pequenos casulos de formação de estrelas, mas graças ao Observatório Espacial Herschel da ESA, que é capaz de observar através das espessas nuvens de poeira e revelar pistas da formação de estrelas nos comprimentos de onda do infravermelho, nada foi revelado, e observações feitas com telescópios em terra não revelaram nada, ou seja, essa é uma região verdadeiramente vazia no céu.

Os astrônomos acreditam que ela foi formada quando jatos de gás e algumas estrelas jovens numa região maior perfuraram a cobertura de poeira e gás que forma a nebulosa. A poderosa radiação das estrelas maduras próximas também pode ter ajudado a limpar a área e deixar um verdadeira buraco no céu.

A estrela brilhante vista nessa imagem é a V380 Orionis, uma estrela jovem, 3.5 vezes mais massiva que o Sol. Ela aparece branca devido à alta temperatura na sua superfície, cerca de 10 mil graus Celsius, aproximadamente o dobro da temperatura do Sol. A estrela é tão jovem que ela ainda está circundada por uma nuvem de material resquício da sua formação. Esse material brilhante na área mostrada aqui só é visível por conta da luz da estrela, ele não emite qualquer tipo de luz própria. Essa é uma assinatura de uma nebulosa de reflexão, essa, é conhecida como NGC 1999.

Essa imagem foi publicada pela primeira vez no site do telescópio Hubble em Março de 2000. A descoberta do Herschel aconteceu em 2010.

Fonte:

http://www.esa.int/spaceinimages/Images/2017/10/Reflection_nebula_NGC_1999

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.