A Nebulosa da Chama

A Nebulosa da Chama localiza-se na ponta leste da constelação de Orion, o Caçador, uma constelação fácil de ser observada no céu, pois é onde estão as Três Marias. Essa imagem da Nebulosa da Chama foi feita pelo WISE, Wide-field Infrared Survey Explorer da NASA.

Essa imagem mostra uma vasta nuvem de gás e poeira onde novas estrelas estão nascendo. Três nebulosas familiares são visíveis na região central, a Nebulosa da Chama, a Nebulosa da Cabeça do Cavalo e a NGC 2023. A Nebulosa da Chama é a mais brilhante e a maior na imagem. Ela é iluminada por uma estrela interna  que é 20 vezes mais massiva que o Sol e seria brilhante o suficiente para ser observada aqui da Terra caso não estivesse mergulhada na poeira o que faz com que ela pareça 4 bilhões de vezes mais apagada do que ela realmente é.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2317.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo