A Nebulosa da Cabeça do Macaco

Mostrado na imagem acima está a ricamente colorida e propriamente denominada Nebulosa da Cabeça do Macaco, a NGC 2174, que se localiza na divisa entre as constelações de Orion e Gemini. A coloração vermelha indica que ela é uma nebulosidade de emissão, com regiões de hidrogênio ionizado ou HII. Pedaços coloridos diferentes na nebulosidade de reflexão também podem ser detectados. A NGC 2174 está localizada a aproximadamente 6000 anos-luz de distância da Terra. Note que o norte na verdade está para baixo na imagem o que faz com que a cabeça do macaco fique mais evidente. Para você se guiar a face do macaco está de perfil olhando para a esquerda.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/03/monkey-head-nebula.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.