A Nebulosa da Bolha

Soprada por ventos provenientes de uma estrela massiva, essa aparição interestelar tem uma forma surpreendentemente familiar. Catalogada como NGC 7335, ela também é conhecida simplesmente como A Nebulosa da Bolha. Embora pareça delicada, a bolha que tem um diâmetro de 10 anos-luz mostra evidências de processos violentos que acontecem no universo. Acima e a direita do centro da bolha está a estrela quente do tipo O, que é algumas centenas de vezes mais luminosa e 45 vezes mais massiva que o nosso Sol. Violentos ventos estelares e a intensa radiação emanada por essa estrela tem criado essa estrutura de gás que é brilhante contra o material mais denso ao redor da nuvem molecular. A intrigante Nebulosa da Bolha localiza-se a meros 11000 anos-luz de distância da Terra na direção da constelação da Cassiopéia. Uma paleta de cores falsas do Hubble foi usada para criar essa imagem detalhada e mostrar as emissões de enxofre, hidrogênio e oxigênio, respectivamente nas cores vermelha, verde e azul. Os dados da imagem foram registrados usando um pequeno telescópio em uma noite de céu claro e tranqüilo no Observatório do Monte Wilson.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.