A NASA Visitará o Meu Cometa

Na próxima terça-feira, dia 2 de Novembro, Malcolm Hartley, astrônomo e descobridor de cometas irá falar em uma série especial de aulas. De volta a 1986, Hartely descobriu o cometa que foi oficialmente designado como Cometa 103P/Hartley 2, ou para nós simples mortais, Hartley 2. Em 4 de Novembro de 2010, a missão EPOXI da NASA irá sobrevoar esse cometa a apenas 500 milhas de distância fazendo imagens surpreendentes.

Malcolm Hartley está viajando da sua casa na Austrália para acompanhar o encontro da missão EPOXI diretamente no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA . Malcolm irá compartilhar seus sentimentos sobre o sobrevôo em um webmeeting que acontecerá na terça-feira 2 de Novembro de 2010 às 7:00 p.m. hora do Pacífico.

A missão EPOXI está usando a sonda Deep Impact que fez seu primeiro encontro cósmico quando se chocou com o cometa Tempel 1 em 4 de Julho de 2005. A missão estendida da sonda chamada de EPOXI combina dois objetivos – o Deep Impact Extended Investigation (DIXI) com foco no sobrevôo do Hartley 2 e a Extrasolar Planet Observation and characterization (EPOCh) que usa uma das câmeras telescópicas da sonda para pesquisar planetas orbitando outras estrelas. Em adição a isso, os engenheiros tem usado a sonda para fazer vôos de teste de novos protocolos para a comunicação espacial.

Mais informações sobre a palestra do descobridor do Hartley 2 podem ser encontradas aqui: http://www.jpl.nasa.gov/events/lectures_archive.cfm?year=2010&month=11#myComet

Para a cobertura completa do encontro da missão EPOXI com o Hartley 2 e para mais detalhes da missão basta acessar: http://www.jpl.nasa.gov/education/index.cfm?page=209

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/education/index.cfm?page=212

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo