fbpx

A Missão TESS da NASA Espera Encontrar Muitos Planetas Fora do Nosso Sistema Solar

Os mundos que orbitam outras estrelas são chamados de exoplanetas, e eles aparecem numa grande variedade de tamanho e forma, desde gigantes gasoso, maiores que do que Júpiter até pequenos planetas rochosos do tamanho da Terra e Marte. A imagem acima é uma impressão artística e mostra um exoplaneta orbitando uma estrela parecida com o Sol, a HD 85512, na constelação da parte sul do céu da Vela.

Essa super-Terra rochosa é uma ilustração do tipo de planetas que os futuros telescópios, como a missão TESS da NASA, a Transiting Exoplanet Survey Satellite, e o James Webb esperam encontrar fora do nosso Sistema Solar. A TESS está programada para ser lançada no dia 16 de Abril de 2018, e é o próximo grande passo na procura por planetas fora do nosso sistema, incluindo aqueles que podem até suportar a vida. A missão encontrará exoplanetas que periodicamente bloqueiam parte da luz de suas estrelas, em eventos que são chamados de trânsito. O objetivo da missão TESS é pesquisar 200 mil estrelas próximas do Sol atrás de exoplanetas que as transitam.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/nasas-tess-mission-hopes-to-find-exoplanets-beyond-our-solar-system

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.