fbpx
27 de fevereiro de 2024

A Missão Psyche da NASA Está De Volta E Deve Ser Lançada no Final de 2023

A missão Psyche da NASA está de volta aos trilhos para o lançamento e agora está programada para uma possível data de lançamento em outubro de 2023, de acordo com uma declaração de outubro de 2022 da NASA. Isso ocorre depois de perder sua data de lançamento originalmente planejada entre agosto e outubro de 2022 e ficar sujeito a um conselho de revisão independente, cujos resultados foram anunciados em novembro de 2022.

“Agradeço o trabalho árduo do conselho de revisão independente e da equipe liderada pelo JPL em direção ao sucesso da missão”, disse o Dr. Thomas Zurbuchen, administrador associado do Science Mission Directorate da NASA em Washington, na declaração de outubro de 2022. “As lições aprendidas com Psyche serão implementadas em todo o nosso portfólio de missões. Estou entusiasmado com os insights científicos que Psyche fornecerá durante sua vida útil e sua promessa de contribuir para nossa compreensão do núcleo de nosso próprio planeta”.

O atraso no lançamento ocorreu depois que o software de voo da espaçonave e o equipamento de teste não foram entregues à NASA a tempo, o que significava que não havia tempo suficiente disponível para concluir o teste para atender à data de lançamento da missão em 2022. Com esta nova data de lançamento, Psyche está programado para obter uma assistência gravitacional de Marte em algum momento de 2026 e chegar ao asteroide 16 Psyche em agosto de 2029.

“Toda a equipe e eu estamos entusiasmados com a confirmação do novo lançamento”, disse recentemente a Dra. Lindy Elkins-Tanton, investigadora principal da missão Psyche. “Atrasar a data foi fundamental para o sucesso da missão e o processo de revisão realmente nos ajudou a replanejar de maneira produtiva. E é ótimo estar trabalhando a todo vapor para a nova data.”

objetivo da missão Psyche será explorar o asteroide 16 Psyche, que fica no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. O que torna 16 Psyche tão intrigante para o estudo científico é que é um objeto rico em metal e o possível núcleo parcial de um planetesimal quebrado , que são os primeiros estágios de um planeta durante o processo de formação. Mas como esta nova data de lançamento para a missão Psyche afeta a missão geral, especificamente no aspecto científico?

“Os objetivos e requisitos científicos permanecem inalterados”, explicou o Dr. Elkins-Tanton. “Na verdade, alguns dos aspectos técnicos de orbitar o asteroide e obter dados são aprimorados por estar em uma fase ligeiramente diferente da órbita do asteroide ao redor do Sol do que estaríamos com a data de lançamento anterior, e os retornos científicos devem ser tão bom ou melhor do que originalmente planejado”.

Assim que a espaçonave chegar com sucesso a 16 Psyche em 2029, ela conduzirá suas operações científicas a partir de quatro órbitas de preparação , que são órbitas realizadas em altitudes continuamente decrescentes acima da superfície do asteroide. Cada uma das quatro etapas foi projetada para coletar dados sobre a caracterização do asteroide (56 dias), topografia (80 dias), ciência da gravidade (100 dias) e mapeamento elementar (100 dias).

Fonte:

https://www.universetoday.com/159659/nasas-psyche-mission-is-back-on-itll-launch-towards-its-metal-asteroid-target-later-this-year/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo