A Missão Kaguya Publica Novos Dados da Lua

Mais uma vez o site da missão japonesa na Lua, Kaguya postou sem grandes alardes novos dados: http://wms.selene.darts.isas.jaxa.jp/3dmoon_e/index_e.html. A versão japonesa tem uma grande quantidade de novos mapas e imagens baseados nos recentes artigos publicados pela missão: http://www.springerlink.com/content/0038-6308/154/1-4/. A figura acima faz parte de um desses novos dados, porém a imagem acima possui um exagero vertical de 30  vezes. Essa imagem é centrada sobre a Bacia Orientale e foi obtida com a sonda olhando para sul e para oeste em direção da mega bacia azul escura do polo sul Aitken. Essa grande bacia operou praticamente a Lua arrancando um pedaço de sua superfície e aprofundando a curvatura que foi então achatada. O terreno mais alto do lado escuro da Lua em vermelho a norte da bacia tem sido explicado como sendo o material escavado da Aitken. A Aitken se formou por um impacto oblíquo. Se você quiser pode baixar o globo 3D da Lua e viajar pelas mais diversas feições do nosso satélite.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/April+22%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.